Devido à gravidade do quadro clínico, o transporte terrestre foi descartado, pois representava risco à vida da criança. Com agilidade, a gestão municipal conseguiu viabilizar a operação junto ao Estado para garantir o deslocamento seguro por meio da UTI aérea.
A aeronave pousou na pista da empresa Dallas, e uma ambulância do município com equipe a médica já aguardava para garantir a remoção com segurança e suporte técnico.
O bebê foi transferido para o município de Três Lagoas, devido as unidades pediátricas de referência em Dourados e Campo Grande estarem superlotadas, reflexo do aumento de internações causadas por doenças respiratórias, como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que têm afetado principalmente crianças em todo o estado.
O prefeito José Paulo Paleari acompanhou pessoalmente o processo e agradeceu aos parceiros envolvidos na operação:
“Essa ação foi uma verdadeira corrente do bem. Quero agradecer ao governador Eduardo Riedel, à Secretaria de Estado de Saúde e a toda equipe do nosso Hospital Municipal Francisca Ortega, que não mediram esforços para salvar essa vida. Nosso compromisso é com as pessoas, e quando se trata da saúde — especialmente de uma criança — toda atenção e agilidade são fundamentais. Nos unimos hoje em prol desta vida, e que Deus abençoe esse bebê para que supere esse quadro tão delicado.”