A inspeção foi conduzida por uma empresa licenciada e especializada em vistoria veicular no Mato Grosso do Sul, seguindo todas as exigências do Detran- MS, Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e protocolos de segurança.
Assim como ocorreu durante a vistoria da frota terceirizada ao longo da semana, os ônibus municipais passaram por uma análise rigorosa, que incluiu testes importantes, tais como:
* Teste de frenagem – para avaliar o tempo de resposta e eficiência dos freios;
* Verificação de alinhamento e suspensão – garantindo a estabilidade do veículo nas estradas;
* Teste de rampa – simulando partidas e paradas em aclives e declives;
* Checagem dos cintos de segurança e poltronas – verificando a fixação e conservação dos assentos;
* Inspeção nos extintores de incêndio, iluminação e sinalização obrigatória – garantindo que todos os dispositivos de segurança estejam em conformidade.
A vistoria é realizada antes do início do período letivo e reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um transporte escolar seguro, eficiente e de qualidade para os alunos da rede pública.
O prefeito José Paulo Paleari destacou que a segurança dos estudantes é uma das prioridades da gestão e enfatizou o compromisso da administração municipal com a qualidade do transporte escolar:
"Nosso compromisso vai além de oferecer educação de qualidade; passa também por garantir que nossas crianças e jovens cheguem às escolas com segurança e tranquilidade. Desde o início da nossa primeira gestão em 2021, temos investido na renovação da frota e na modernização dos serviços para proporcionar um transporte escolar digno, seguro e eficiente. A vistoria que realizamos é séria, com empresas que são referência no estado, tudo isso é mais um passo nesse processo de valorização da nossa educação e respeito às famílias que confiam seus filhos ao transporte público. Seguiremos trabalhando para que Nova Alvorada do Sul seja referência em infraestrutura, organização e cuidado com o nosso povo."
A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul segue trabalhando para garantir um ambiente educacional seguro e estruturado, proporcionando tranquilidade às famílias e segurança aos estudantes que dependem do transporte escolar diariamente.