A Polícia Civil, através do Núcleo Institucional da Cidadania (NIC), na última quarta-feira (04), reuniu-se com Defensores Públicos, outros entes governamentais e sociedade civil no Fórum Municipal de Políticas Públicas para e com a População de Rua (Pop RUA). O encontro foi na unidade da Defensoria Pública localizada na rua Barão de Melgaço em Campo Grande e teve como diálogo a construção de políticas públicas para as pessoas em situação de rua, sendo a capacitação e sensibilização dos agentes de segurança pública que atuam diretamente com este grupo vulnerabilizado uma das pautas discutidas.
O Fórum foi criado em abril de 2024, fruto de um seminário realizado pelo Nudedh- é composto pela Defensoria de MS, homens, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ que vivenciam e vivenciaram a situação de rua, a UFMS, Aborda, Unigran, DPU, Senai, Ministério Público Estadual, Igreja Católica, Ministério Público Federal, Cozinha Solidária, Assistência Social, Secretaria de Saúde do Município, Águia Morena, Secretaria de Saúde do Estado, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado, Assistência Social e Direitos Humanos.
A Polícia Civil, foi convidada pela Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH), Dra. Thaísa Defante para participar das reuniões do Fórum. Durante a reunião, a Coordenadora do NIC, Delegada Maíra Pacheco Machado, apresentou oficialmente o Núcleo e suas atribuições, bem como ressaltou a relevante e essencial participação da Segurança Pública na construção das políticas públicas para pessoas em situação de rua.
As políticas públicas para pessoas em situação de rua em Campo Grande e em outras regiões do Brasil são projetadas para oferecer uma rede de apoio que abrange desde a assistência social básica até iniciativas de reintegração social e econômica. Esses programas são implementados por meio de centros especializados, como o Centro POP, e por diversas outras estratégias coordenadas entre diferentes níveis de governo e organizações da sociedade civil.
O principal objetivo do Pop Rua é proporcionar condições para que as pessoas em situação de rua possam reconstruir suas vidas com dignidade e autonomia.
Mín. 15° Máx. 32°